Se eu pudesse dar apenas uma dica sobre como melhorar seu mindset, pra melhor, seria isto: visite o site globo.com (se você é brasileiro), identifique os padrões, ou seja, o tipo de assunto que tem destaque, e jamais consuma os temas encontrados. Simples assim.
Ou seja: fofocas, bizarrices, esporte, sexo, acidentes, desastres naturais ou não, tudo. Tudo isto não vai te levar a lugar algum, especialmente em se tratando de melhorar seu mindset. Seu time favorito? Esqueça. Você é patrocinador do time? Não? Então encontre formas de prazeres que vão te instruir mais ou melhor.
Eu disse que seria radical. Mas pense assim: este planeta não é um local ONDE A MAIORIA é inteligente, confiável, elegante, em forma, bonita, rica. Portanto se você segue o que faz a MAIORIA, são estas as características (anteriormente citadas) que você NÃO VAI ALCANÇAR. O que está nos grandes sites e portais é o que gera cliques, e estes cliques existem porque a MAIORIA está escolhendo aquilo. Tráfego e cliques geram dinheiro, e as grandes mídias exploram o pior na natureza humana (nossas reações da área reptiliana do cérebro) para capitalizar.
A dieta de informações do Tim Ferriss
Entre e-mails, redes sociais, notícias e uma infinidade de conteúdos, parece que estamos sempre correndo atrás de algo, mas nunca chegamos a lugar nenhum. Se você se identifica com isso, talvez seja a hora de adotar a “dieta de informações”, um conceito genial que Tim Ferriss apresenta no seu best-seller Trabalhe 4 Horas por Semana. E o melhor de tudo? Essa prática pode ser exatamente o que você precisa para melhorar seu mindset de forma radical.
O que é a dieta de informações?
A dieta de informações é basicamente uma estratégia para cortar o excesso de informações desnecessárias da sua vida. Tim Ferriss percebeu que, em vez de nos ajudar, o consumo excessivo de dados pode nos deixar ansiosos, distraídos e, pior ainda, nos afastar dos nossos objetivos reais. A ideia é simples: consumir apenas o que é realmente essencial para você. E, ao fazer isso, você acaba melhorando seu mindset, focando no que realmente importa.
Como funciona na prática?
- Seleção rigorosa: pense no que é realmente necessário para você atingir suas metas. Ferriss sugere que você ignore a maioria das notícias, evite redes sociais que não agreguem valor e foque em conteúdos que realmente importam. Menos é mais aqui. Esse foco seletivo é um passo poderoso para melhorar seu mindset de forma radical.
- Tempo bem definido: outro ponto essencial é definir horários específicos para consumir informações. Checar e-mails toda hora? Esqueça! Ferriss recomenda que você faça isso uma ou duas vezes por dia, de preferência em momentos que não interfiram com suas atividades mais importantes. Essa mudança de hábito pode ser transformadora e contribuir diretamente para melhorar seu mindset.
- Escolha de fontes: seja seletivo. Siga apenas newsletters, blogs ou canais que realmente fazem diferença na sua vida. A ideia é cortar todo o “lixo” informativo e manter apenas o que você realmente precisa. Isso não só economiza tempo, mas também ajuda a melhorar seu mindset, garantindo que você absorva apenas o que é positivo e produtivo.
- Delegue quando possível: se você precisa de certas informações, mas não necessariamente precisa obtê-las por conta própria, delegue! Peça a um assistente, ou use ferramentas que filtram e entregam apenas o que é relevante para você. Ao fazer isso, você libera espaço mental para focar no que realmente importa, ajudando a melhorar seu mindset.
Por que você deveria considerar isso?
A dieta de informações pode transformar a sua vida. Imagine ter mais tempo para fazer o que realmente importa, ser mais produtivo e viver com menos estresse. Parece um sonho, certo? E o melhor de tudo: é totalmente possível. Ao adotar essa estratégia, você não só se torna mais eficiente, mas também melhora seu mindset de forma radical, focando no que realmente agrega valor à sua vida.
Escolher o caminho mais difícil? Nem sempre.
Para melhorar seu mindset de forma radical, não apenas estressar seu mindset, você não necessariamente deve escolher sempre fazer as coisas do jeito mais difícil. Às vezes o rápido é melhor e mais econômico. Você não vai criar sua própria pasta de dentes ou seu sabonete para fazer a higiene diária. Você não necessariamente vai caçar búfalos ou patos para ter carne assada à mesa. Escolha de forma diligente, mas inteligente, ou seja: opte por processos mais difíceis quando o caminho é de um aprendizado útil para seus objetivos, não qualquer aprendizado. Nem tudo é válido para melhorar seu mindset.
Nós geralmente escolhemos o caminho mais fácil por “sede de dopamina”, ou “vício em dopamina fácil”, mas isso é assunto para outro texto.
Resumindo:
- Não consuma o que todo mundo consome (inclusive alimentos)
- Faça dieta de informações
- Escolha desafios levemente acima da sua capacidade, nos quais o processo de aprendizado lhe seja útil segundo seus objetivos.
Veja o TED abaixo, para complementar: